Como criar uma estratégia de marketing de influência em 5 etapas

Como criar uma estratégia de marketing de influência em 5 etapas

Embora o marketing de influenciadores do Instagram seja uma estratégia bem conhecida, outras plataformas como TikTok , YouTube e Snapchat repercutem cada vez mais bem com diferentes grupos demográficos.

Como qualquer tática de marketing, um programa de influenciadores exige planejamento cuidadoso. Aqui estão os principais fatores a serem considerados ao desenvolver sua estratégia de marketing de influenciadores.

1. Encontre influenciadores e entenda sua estrutura de pagamento

Encontrar o influenciador certo para sua marca é o primeiro passo para construir uma estratégia de marketing de influenciador bem-sucedida. Você deve investir tempo em pesquisa de mercado para entender as preferências do seu público e escolher a plataforma certa para engajá-los com uma colaboração de influenciador.

Isso é especialmente importante porque cada rede atende a um público específico. Por exemplo, marcas de beleza e moda brilham no Instagram e no YouTube, enquanto a indústria de videogames domina o Twitch.

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao procurar influenciadores:

  • O influenciador já posta sobre tópicos semelhantes relacionados ao seu serviço?
  • Eles são legítimos? Role pelo feed deles e clique nas postagens. Uma baixa taxa de engajamento para contagem de seguidores e comentários do tipo spam são sinais de uma conta falsa ou seguidores falsos.
  • Eles já trabalharam com marcas semelhantes antes? Dependendo do tipo de influenciador que você está procurando, um experiente poderá mostrar um press kit que contém um portfólio de seu trabalho.

A escuta social pode ajudar você a identificar onde as pessoas estão discutindo seu setor e sua marca, e a encontrar vozes influentes dentro do seu setor em cada plataforma.

Da mesma forma, concentre-se no tipo de influenciadores que você quer e planeje seus preços . Sejam celebridades com muitos seguidores ou microinfluenciadores com menos de 2.000 seguidores , faça sua devida diligência porque isso determinará seu orçamento.

A compensação varia com base na plataforma, tipos de influenciadores e tipos de colaborações de influenciadores, então pense no ROI esperado da sua campanha de marketing de influenciadores sociais. Como você medirá o impacto das postagens de influenciadores em suas metas gerais de marketing?

Por exemplo, compare como você orçaria para uma empresa de produção de vídeo criar um anúncio versus um influenciador criar um vídeo. Recursos como este mapa de taxas de influenciadores do Instagram podem ajudar você a estimar os custos do influenciador com base no tamanho do público e no setor.

2. Defina um orçamento e uma estratégia de gestão

O próximo passo é criar um orçamento para marketing de influenciadores.

Use um modelo de orçamento de marketing de influenciador para gerenciar suas despesas e alocar recursos estrategicamente para parcerias de alto valor. Certifique-se de contabilizar o tempo necessário para planejar, executar e revisar seu programa de influenciador porque, diferentemente de estratégias de anúncios automatizadas, os influenciadores frequentemente fazem malabarismos com várias parcerias, exigindo uma abordagem mais prática de sua parte.

Se seu orçamento permitir, considere estabelecer um programa de embaixadores para diversificar e enriquecer seu conteúdo. Semelhante à Fujifilm , que usa embaixadores para lançamentos de novos produtos e para destacar novos recursos de produtos.

Independentemente de você contratar uma agência de marketing de influência ou não, investir em um software de marketing de influência completo é uma boa ideia, pois ajuda você a selecionar influenciadores adequados, gerenciar negociações de preços e revisar e aprovar conteúdo.

3. Decida sobre os objetivos e mensagens da campanha

Para garantir que sua estratégia de influenciador tenha sucesso, concentre-se nas metas e necessidades da sua campanha. Determine se você quer atingir um novo grupo demográfico, introduzir um novo produto ou destacar os valores da sua marca por meio de influenciadores. Além disso, explore as tendências de influenciadores para ver o que está repercutindo em seu setor.

Sua mensagem é tão crucial quanto seu objetivo. E como os influenciadores miram públicos específicos, refinar a mensagem da sua campanha é importante para um conteúdo eficaz.

O conteúdo do influenciador é tipicamente mais conversacional e pessoal, o que ajuda a diferenciá-lo de postagens voltadas para a marca ou para vendas. Mas, embora seja importante preservar a criatividade e a singularidade de um influenciador, garanta que seu conteúdo esteja alinhado com os valores da sua marca.

4. Estabeleça um alcance de influenciadores: como entrar em contato com influenciadores

Seu alcance dependerá do tipo de influenciador que você escolheu. Por exemplo, celebridades e macro influenciadores geralmente trabalham por meio de agências, então você pode ter que se conectar com uma agência para alcançá-los. Alguns também podem listar suas informações de contato para consultas comerciais em sua biografia e ter um site que denota parcerias de marca.

Para microinfluenciadores, você pode entrar em contato diretamente por mensagem privada por meio da plataforma social deles.

5. Revise e refine sua estratégia

É importante refinar e revisar sua estratégia para que você tenha mais sucesso com cada campanha que está por vir. Ter marcos predeterminados onde você medirá o progresso pode ser muito útil nisso.

Embora essas dicas sirvam como um guia para ajudar você a elaborar uma estratégia bem planejada, é crucial estar ciente dos erros comuns a serem evitados no marketing de influenciadores. Vamos nos aprofundar neles a seguir.

Erros de marketing de influência a evitar

O marketing de influência pode ser altamente recompensador — se feito corretamente. Evite essas armadilhas potenciais para garantir colaborações suaves de influenciadores e resultados de campanha bem-sucedidos.

Não definir metas e KPIs claros

Primeiro, saiba por que você está fazendo isso em primeiro lugar. Fazer parceria com um influenciador é um grande negócio — você precisa ter clareza sobre o propósito e as metas da sua campanha.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais definir metas com antecedência pode ajudar você:

  • Escolha os influenciadores certos: Definir metas ajuda você a identificar as características e qualidades específicas que você precisa em um influenciador para atingir esses resultados. Por exemplo, se sua meta é aumentar o conhecimento da marca, você pode encontrar influenciadores que tenham uma forte presença e alcance dentro do seu nicho.
  • Defina e meça o sucesso: O que sucesso significa para você? É o número de impressões, engajamento de postagens ou a quantidade de tráfego que chega ao seu site? Defina quais KPIs e métricas rastrear durante e depois da campanha para avaliar o desempenho da sua campanha de influenciador.
  • Mantenha todos no caminho certo: Definir metas claras garante que tanto a marca quanto o influenciador estejam trabalhando em direção a um propósito comum. Isso facilita a comunicação eficaz e o feedback construtivo, economizando o tempo valioso de todos.
  • Mantenha os influenciadores responsáveis: Estabelecer expectativas claras e benchmarks de desempenho faz com que os influenciadores se sintam responsáveis. Eles sabem os resultados que precisam fornecer e se concentrarão em criar conteúdo que se alinhe com essas metas.
O que é marketing de influência

Priorizando a contagem de seguidores em vez do engajamento

Um grande número de seguidores nem sempre significa alto engajamento. É inteiramente possível que um influenciador tenha milhões de seguidores passivos, mas engajamento muito baixo.

Em vez disso, faça parcerias com influenciadores com um público engajado e leal. Um punhado de pessoas que confiam no influenciador são mais valiosas para sua marca do que milhares de seguidores indiferentes com pouca probabilidade de conversão.

Observe as métricas de engajamento, comentários e interações do influenciador, bem como resultados anteriores de outras marcas para avaliar seu nível de influência e simpatia.

Negligenciar a pesquisa sobre o influenciador

Escolher os influenciadores errados, incluindo influenciadores falsos , pode custar tempo e dinheiro valiosos para sua empresa. Mas isso não desanimou os profissionais de marketing, com 60% dos profissionais de marketing pretendendo aumentar seu orçamento de marketing de influenciadores ao longo de 2024, afirma o Influencer Marketing Hub.

Uma solução fácil é pesquisar adequadamente o influenciador de sua escolha, antes de assinar uma parceria. Examine os influenciadores e avalie seu media kit de influenciador para garantir que eles compartilhem sua visão e complementem a personalidade da sua marca.

Aqui estão algumas áreas importantes a serem consideradas ao pesquisar influenciadores para sua marca:

  • Demografia do público: Estude os seguidores do influenciador para garantir que sua campanha alcance o público certo. Analise fatores como idade, gênero, localização e interesses (por exemplo, Millennials que se identificam como mulheres) para determinar se eles têm probabilidade de se tornarem seus clientes.
  • Interações, voz e conteúdo: Observe a taxa de engajamento do influenciador, o tom de voz que ele usa e o tipo de conteúdo que ele cria. Por exemplo, se sua marca tem uma imagem lúdica e casual, fazer parceria com um influenciador conhecido por seu conteúdo formal e voltado para negócios pode não ser a melhor opção.
  • Autenticidade e influência: Parcerias forçadas podem parecer insinceras e prejudicar tanto sua campanha quanto sua imagem de marca. Colabore com influenciadores que realmente amam sua marca e seus produtos. Os seguidores deles confiam neles por um motivo e você não quer que sua marca atrapalhe a credibilidade deles (e sua).
  • Experiência com conteúdo de marca: O influenciador já trabalhou com outras marcas no passado? Ele já trabalhou com seus concorrentes? Examine cuidadosamente o conteúdo dele para identificar quaisquer sinais de alerta e avaliar o valor que ele pode fornecer.

Escrever briefings mal construídos

Elaborar briefings bem estruturados é essencial para maximizar suas campanhas de marketing de influenciadores. Um bom briefing de campanha de mídia social equipa os influenciadores com os detalhes e recursos de que precisam para representar sua marca de forma eficaz, sem ser excessivamente restritivo.

Aqui está um rápido resumo do que incluir em seu briefing:

  • Qual é o objetivo principal da sua campanha? O que você espera alcançar?
  • Qual é o histórico da sua empresa? Qual é a sua marca e qual(is) produto(s) você está vendendo?
  • Quais são os principais benefícios, características e diferenciais do seu produto?
  • Quem é seu público-alvo? Inclua uma persona de público, se tiver uma.
  • Qual é o seu orçamento para esta campanha?
  • Você tem um cronograma em mente?
  • Você quer que o influenciador use seus ativos de marca? Forneça a ele seu logotipo, cores e fontes, se necessário.

Não se esqueça de informar os influenciadores sobre quaisquer palavras ou ideias a serem evitadas em seu conteúdo. Por exemplo, se você é uma marca ecologicamente correta, deixe o influenciador saber que a sustentabilidade é um valor fundamental e que ele deve evitar o uso de plástico e outros produtos semelhantes em seu conteúdo.

Restringindo a liberdade criativa do influenciador

Embora briefings abrangentes sejam importantes, existe o excesso de informação.

Evite exagerar nas suas diretrizes. Você não precisa ditar as palavras ou ações exatas do influenciador. Fazer isso pode sufocar a liberdade criativa do influenciador, resultando em conteúdo que parece roteirizado e inautêntico.

Algumas marcas também cometem o erro de microgerenciar cada aspecto do processo de criação de conteúdo. Por exemplo, você não precisa verificar vários rascunhos antes de eles irem ao ar.

Lembre-se, os influenciadores são os especialistas em criar conteúdo que seu público ama e confia. Sua marca só precisa apoiá-los com os recursos de que eles precisam para criar ótimo conteúdo para um marketing de influenciador eficaz.

Não definir expectativas antecipadamente

Estabelecer expectativas claras de antemão permite uma colaboração suave e produtiva. O resultado? Uma campanha bem-sucedida alinhada com seus objetivos.

Certifique-se de concordar com os seguintes itens com antecedência:

  • Cronograma e entregas: Descreva claramente o cronograma da campanha, incluindo datas de início e término, bem como quaisquer prazos para envio e publicação de conteúdo. Além disso, especifique as entregas necessárias, como o número de postagens, histórias ou vídeos que o influenciador precisa criar.
  • Pagamento e termos: concorde com a estrutura de pagamento, seja uma taxa única, um adiantamento contínuo ou uma compensação baseada em desempenho. Discuta o cronograma de pagamento e quaisquer termos adicionais, como bônus por desempenho excepcional ou penalidades por prazos perdidos.

Focar nas métricas erradas

O marketing de influência pode oferecer mais benefícios para o seu negócio do que apenas impulsionar as vendas. Fixar-se apenas em conversões e dados de receita pode enganar as marcas, fazendo-as pensar que suas campanhas não estão funcionando.

Aqui estão algumas outras métricas a serem consideradas ao medir o impacto de suas campanhas:

  • Métricas de engajamento: avalie curtidas, comentários e compartilhamentos para entender a ressonância do conteúdo e a interação do público.
  • Métricas de reconhecimento da marca: meça visualizações, cliques e tráfego do site para avaliar o alcance da campanha e o interesse do público.
  • Crescimento de seguidores: monitore novos seguidores para determinar o impacto do influenciador na visibilidade da marca e na expansão do público.
  • Leads de entrada: monitore o número de consultas e mensagens que sua marca recebe para analisar o impacto da campanha na geração de leads de entrada.

Como rastrear campanhas de marketing de influenciadores

Existem algumas maneiras de medir o sucesso da sua campanha.

Se você quiser manter o pulso no conteúdo que seus influenciadores estão criando e interagindo, você pode criar uma hashtag de marca específica, facilita ver o que está sendo falado com hashtags específicas, ou observar menções de palavras-chave específicas.

Você também pode comparar o desempenho de cada postagem e visualizar métricas como engajamentos de postagem, cliques e impressões.

Da mesma forma, se você deseja mais vendas, fornecer códigos de afiliados ou links de rastreamento ajudará você a mensurar a receita gerada pelos influenciadores.

Está claro — os influenciadores são a nova onda do marketing. No entanto, o mundo do marketing de influenciadores está em constante evolução e, em cinco anos, pode ser drasticamente diferente de hoje.

Embora trabalhar com influenciadores tenha considerações únicas, configurar uma campanha é o mesmo que a maioria das campanhas de marketing: pesquisar, definir um orçamento, determinar metas, encontrar seus influenciadores e revisar e revisar.

Depois que você pegar o ritmo, criar diferentes campanhas de marketing de influenciadores para atender às várias necessidades da sua marca se tornará uma segunda natureza.

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